Redação do Site Inovação Tecnológica - 15/10/2003
A China acaba de se tornar o terceiro país a colocar um astronauta no espaço, segundo informações da agência de notícias oficial daquele país. Até hoje, apenas Estados Unidos e Rússia haviam conseguido o feito.
A nave Shenzhou-5 decolou do Centro de Lançamento de Satélites Jiuquan, na província de Gansu às 09:00 desta Quarta-Feira (horário local). Shenzhou significa barco divino. A nave deverá dar 14 voltas em órbita da Terra. Não foram divulgados detalhes sobre a reentrada na atmosfera.
A nave foi levada ao espaço por um foguete Longa Marcha II F, tendo a bordo o tenente coronel do Exército Chinês Yang Liwei, de 38 anos, que treinou durante 10 anos para a missão.
A missão é cercada de sigilo e as informações disponíveis ainda são escassas. O governo chinês tem interesse em utilizar ao máximo seu feito como propaganda internacional, mas o estilo militar do país ainda impede a divulgação de maiores detalhes. Sabe-se que a Shenzhou-5 leva uma câmera de alta resolução, capaz de fazer fotografias da superfície da Terra com detalhes.