Redação do Site Inovação Tecnológica - 02/02/2003
Milhares de pedaços do Colúmbia já foram encontrados até o momento. Mas, apesar dos alertas e ameaças das autoridades e da própria NASA, muitos curiosos já se apoderaram de pedaços encontrados, espalhados ao longo de três estados. Pelo menos uma oferta já aparecia em um site de leilões pela Internet neste domingo de manhã.
Quanto à tripulação, foi encontrado um capacete e uma perna. Na foto, os oficiais rezam antes de recolher o até agora único vestígio dos ocupantes do ônibus espacial.
As autoridades norte-americanas proibiram sobrevôos na área atingida pelos destroços. Apesar de alegar questões de segurança, há também muita preocupação com espionagem. A maior parte das peças dos ônibus espaciais são segredos guardados a sete chaves, seja pela NASA, seja pelos seus fornecedores, fabricantes das peças.
Com a divulgação dos primeiros detalhes das manobras de reentrada na atmosfera, cresce a suspeita de que o acidente possa ter sido causado por falhas na proteção térmica. Esta proteção é feita por cerca de 30.000 pastilhas refratárias, necessárias para suportar os cerca de 750º C a que se submete a nave ao encontrar o atrito do ar atmosférico. O atrito é mesmo necessário para auxiliar na frenagem da nave. Quando um ônibus espacial começa a descer, ele está a uma velocidade superior a 10 vezes a velocidade do som. Neste momento, seus motores não servem para nada e são desligados. O piloto descreve um S no ar, como um esquiador em uma prova de "slalom". Esta manobra serve para frear a nave e exige o máximo de sua proteção térmica.
Mas a NASA é enfática ao negar-se a dar dar maior atenção a qualquer possível causa nesse momento. O motivo é que várias outras hipóteses merecem crédito. Explosões no tanque de combustível, falha estrutural ou mesmo o choque com um meteorito ou pedaço de lixo espacial foram listados como focos de atenção na investigação.
Mas as redes de TV não se cansam de mostrar a cena do lançamento do Colúmbia, quando um pedaço de espuma protetora do tanque principal caiu justamente sobre a asa esquerda, a que apresentou problemas e onde começou o desmantelamento da nave. Mas os engenheiros da NASA afirmam que o vídeo foi exaustivamente analisado durante os dias de duração da missão e nenhum fator de risco foi encontrado. Somente a investigação cautelosa e cuidadosa poderá oferecer uma conclusão.