Redação do Site Inovação Tecnológica - 27/05/2002
A antigravidade está presente em muitas obras de ficção científica.
Mas está também bem firme na mente de muitos pesquisadores.
Existem atualmente duas correntes que tentam construir ambientes sem gravidade - o vento iônico, que se baseia na utilização de moléculas de ar altamente carregadas eletricamente, e o efeito Biefeld-Brown.
O vento iônico já foi bastante testado, inclusive pela NASA, mas requer enormes quantidades de energia e não produz muito empuxo.
O efeito Biefeld-Brown é uma força eletromagnética exercida em um capacitor quando ele recebe carga, conforme descrito por Thomas Brown em 1950. Baseando-se nesse efeito, pode ser possível construir um módulo capacitivo capaz de gerar uma força propulsora. Vários laboratórios trabalham nessa linha.
Mas foi uma empresa privada norte-americana quem primeiro reivindicou a realização do feito.
Não está sendo uma discussão tranqüila. A empresa não divulga todos os detalhes da experiência, algo crucial para que outros laboratórios possam repetir o experimento e validar a descoberta. Assim é que funciona no meio acadêmico. É a chamada revisão pelos pares.
A empresa acaba de lançar seu site, disponibilizando filmes que demonstrariam seu feito. Mas a American Antigravity parece estar mais interessada nos propósitos comerciais do que no reconhecimento acadêmico. Ainda que sua experiência tenha sido capaz de levitar uma carga de apenas 3 gramas.