Redação do Site Inovação Tecnológica - 12/07/2007
Apaguem as luzes
Fracassou a apresentação da pretensa máquina de energia infinita, criada pela empresa irlandesa Steorn.
Segundo Sean McCarthy, seu criador, a causa mais provável do não funcionamento da sua máquina Orbo foi o excessivo calor gerado pelas luzes das câmeras que transmitiram o evento ao vivo pela Internet.
Apesar de a transmissão ter ficado no ar por várias horas - em vários momentos foi possível ver os engenheiros tentando mexer em algo e os leds dos monitores estavam sempre piscando - parece que ninguém pensou em simplesmente desligar as lâmpadas por um instante para ver se esse era realmente o problema. Afinal, uma imagem ruim é melhor do que nenhuma imagem.
A conclusão é que a desculpa apresentada por McCarthy não convenceu.
Princípio do (não) funcionamento da máquina
Para deleite da comunidade de fãs que a Orbo arrebanhou em todo o mundo, a BBC publicou uma foto de McCarthy com a máquina na mão e em funcionamento (http://news.bbc.co.uk/2/hi/technology/6283374.stm). É possível confirmar que ela estava girando por meio da distorção que o movimento causou na foto.
A partir daí foi um instante para que as primeiras conjecturas aparecessem, tentando explicar como a Orbo funciona - se é que ela realmente funciona. As imagens abaixo foram postados no fórum de discussão existente no site da empresa por um membro chamado Axle.
.Este esquema não é oficial e não foi divulgado pela Steorn. Trata-se apenas de uma criação feita por Axle a partir da foto acima, juntando conhecimentos de magnetismo e fazendo uma comparação com os motores magnéticos.
A empresa não anunciou quando tentará fazer uma nova demonstração.