Redação do Site Inovação Tecnológica - 23/06/2006
Engenheiros da Universidade da Georgia, Estados Unidos, criaram uma nova câmara de combustão que queima o combustível quase sem eliminação de óxido de nitrogênio (Nox) e monóxido de carbono (CO), duas das principais causas da poluição do ar.
O projeto inicial era desenvolver uma nova câmara de combustão para turbinas, tanto utilizadas em aviões, como para a geração de eletricidade em usinas termoelétricas. Mas o resultado foi mais flexível do que os pesquisadores esperavam e a solução poderá ser adaptada até mesmo para pequenos geradores domésticos.
"Cientistas que trabalham com combustão estão trabalhando muito duro para encontrar formas para queimar completamente o combustível, retirando dele toda a sua energia, ao mesmo tempo em que se minimizam as emissões," diz o coordenador da pesquisa, Dr. Ben Zinn. "Nosso combustor tem um design inacreditavelmente simples, e deverá ser barato para se fabricar e barato de se manter."
Chamado de combustor de fluxo reverso com ponto de estagnação, o novo equipamento queima combustível de aviação emitindo menos de uma parte por milhão (1 ppm) de Nox e abaixo de 10 ppm de CO. A imagem mostra uma comparação entre a nova câmara de combustão e um combustor tradicional.
A nova câmara elimina os complexos mecanismos de mistura ar-combustível dos combustores atuais. Ar e combustível são injetados simultaneamente no interior da câmara de combustão, cujo formato força os dois elementos a se misturarem.
O combustível queima em reações de temperatura mais baixa do que nos equipamentos convencionais. Como essa temperatura ocorre numa área maior da câmra de combustão, o resultado é a queima mais completa do combustível.