Redação do Site Inovação Tecnológica - 20/04/2006
Cientistas japoneses desenvolveram uma nova tecnologia que permite a produção de um bio-óleo equivalente ao óleo diesel a partir da madeira. A grande vantagem do novo processo é que ele é contínuo, mais simples e mais eficiente do que os processos já existentes, podendo ser produzido em equipamentos pequenos e até portáteis.
Os cientistas do Instituto Nacional de Ciências e Tecnologias Avançadas, do Japão, montaram uma planta em escala de laboratório, produzindo o óleo diesel a partir de biomassa por meio de gaseificação, purificação por carvão ativado e síntese por meio do processo Fischer-Tropsch.
Outra vantagem é que o novo processo elimina a necessidade de um aparato de resfriamento e compressão do gás, o que o torna adequado à utilização em plantas de geração de energia portáteis. Além de servir a necessidades de fazendas e comunidades isoladas, a portabilidade permitirá o aproveitamento de biomassa cujo transporte é antieconômico.
Embora tenha sido produzido apenas em laboratório - sem os ganhos de escala de uma operação industrial, - os cientistas estimam que o seu biodiesel ainda custará mais caro do que o diesel fabricado a partir do petróleo. Mas afirmam que novos melhoramentos do processo são possíveis e poderão diminuir a diferença de preço.