Redação do Site Inovação Tecnológica - 16/12/2005
A Aliança para Tecnologias e Sistemas de Iluminação de Estado Sólido (ASSIST), formada por um grupo de indústrias fabricantes de LEDs, lançou um novo conceito para a iluminação de casas e escritórios.
O novo design integra a tecnologia dos diodos emissores de luz (LEDs) - fontes de luz de estado sólido, com baixíssimo consumo de energia - e materiais de construção tradicionais, criando tetos e paredes eletrônicas.
Ao invés de depender de pontos fixos de iluminação, como acontece nas residências e escritórios atuais, o novo projeto de iluminação é baseado em painéis modulares e intercambiáveis, com conectores que se plugam facilmente a uma "teia" elétrica, também modular.
Desta forma, os ocupantes podem alterar seus pontos de iluminação de acordo com o gosto ou necessidade, sem que a decoração ou a funcionalidade sejam limitadas por pontos fixos de luz, como acontece hoje. Afinal, mover alguns painéis é bem mais fácil do que furar paredes ou mesmo arrastar móveis.
Basta que o usuário retire o painel do seu lugar e coloque-o noutro, que ele passará a funcionar automaticamente. O controle dos diversos painéis é feito por meio de uma tela acionada por toque ("touch-screen").