Redação do Site Inovação Tecnológica - 05/07/2005
A empresa norte-americana AeroVironment anunciou ter testado com sucesso o primeiro avião do mundo movido exclusivamente por hidrogênio líquido. O avião é do tipo não-tripulado, destinado a missões de longa duração, voando em altitudes elevadas.
O pequeno protótipo, batizado de Global Observer, tem apenas 4,5 metros de envergadura de asas. Apesar de ter feito dois vôos de uma hora de duração cada um, a empresa anunciou que, quando seus tanques forem totalmente carregados, o avião pode voar ininterruptamente durante 24 horas.
Mas a empresa planeja ir bem além: ela anunciou que, dentro de dois anos, o Global Observer será capaz de voar continuamente por uma semana, transportando uma carga útil de 450 quilos e voando a 20.000 metros de altitude.
Apesar de ter anunciado que a grande inovação do novo avião é o funcionamento inteiramente baseado em hidrogênio líquido, a AeroVironment afirmou ao site Inovação Tecnológica, por email, que não pode dar nenhuma declaração adicional sobre a tecnologia, por se tratar de segredo industrial.
A empresa é a mesma que construiu o Helios, o avião solar da NASA, que se partiu ao meio no ano passado, caindo no Oceano Pacífico.