Agência FAPESP - 30/03/2005
Um portal que deverá auxiliar o aprimoramento tecnológico do biodiesel brasileiro foi lançado durante a 1ª Reunião da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel, em Brasília. O evento será encerrado hoje, quarta-feira.
O serviço na internet, que nasceu de uma antiga reivindicação de produtores, pesquisadores e centros de pesquisa, pretende centralizar documentos sobre o Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel (PNPB), a Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel e os programas estaduais desenvolvidos no setor.
O portal traz informações detalhadas sobre o combustível biodegradável derivado de fontes renováveis, iniciativas regionais e estaduais, legislações e normas sobre a introdução do biodiesel na matriz energética brasileira. Notícias e realização de eventos sobre o assunto também serão divulgadas.
A solenidade de lançamento do serviço, desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), foi presidida por Francelino Grando, secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).
"O portal é um pequeno mas importante passo na estrada que se abre para integração dos esforços e recursos para o desenvolvimento do biodiesel", disse Grando em comunicado do MCT.
Participam da 1ª Reunião da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel produtores, pesquisadores, representantes de laboratórios especializados e centros de pesquisa, além de técnicos dos governos federal e estaduais em discussões sobre a inserção do novo biocombustível no mercado.
O endereço do portal é www.biodiesel.gov.br.