Redação do Site Inovação Tecnológica - 03/03/2005
A empresa japonesa Toshiba anunciou ter recebido o certificado oficial do Guinness World Records para sua mini-célula a combustível como a menor célula a combustível DMFC ("Direct Methanol Fuel Cell") do mundo.
Projetada para integração com equipamentos portáteis, como tocadores de MP3 ou telefones celulares, a pequena célula mede apenas 22 x 56 x 4,5 mm. Apesar de pequena, ela é capaz de alimentar um tocador de MP3, como o iPod, por 20 horas de funcionamento ininterrupto, utilizando apenas uma carga de metanol de 2 centímetros cúbicos.
A menor célula a combustível do mundo é capaz de gerar uma potência de 100 miliwatts. E poderá continuar gerando indefinidamente, bastando a troca do refil de metanol, que pode ser feita em poucos segundos.
Apesar da certificação, a mini-célula a combustível ainda não está equipando nenhum produto comercial. A Toshiba anunciou que a está distribuindo para empresas fabricantes de equipamentos portáteis, para que eles possam projetar novos produtos incorporando a célula a combustível como fonte de alimentação.