Redação do Site Inovação Tecnológica - 28/11/2003
Potentes e resistentes
Uma nova pesquisa do National Institute of Standards and Technology dos Estados Unidos demonstrou que cabos supercondutores de alta temperatura podem suportar esforços mecânicos maiores do que se pensava originalmente.
Essa maior resistência torna esses cabos adequados à transmissão de energia na rede tradicional de transmissão e distribuição de eletricidade.
Conhecidos como cabos HTS ("High Temperature Superconductors": supercondutores de alta temperatura), essa segunda geração de cabos supercondutores de transmissão de energia é capaz de transmitir de três a cinco vezes mais energia do que cabos convencionais de cobre.
A resistência e a elasticidade necessárias para suportar as curvaturas e puxões são os maiores desafios a serem vencidos para viabilizar a utilização prática desses novos cabos supercondutores.
Os cabos HTS de segunda geração são construídos recobrindo substratos de cobre com materiais supercondutores.
A pesquisa, coordenada pelo Dr. Najib Cheggour, concluiu que não apenas os cabos suportam mais esforço mecânico do que o que se acreditava até agora, como a supercondutividade perdida com esforços extremados pode ser revertida quando cessa o esforço, desde que observados certos limites.