Redação do Site Inovação Tecnológica - 22/10/2003
Engenheiros dos Laboratórios Sandia (Estados Unidos) projetaram e construíram uma fonte de alimentação em miniatura com possibilidades de aplicação em uma série de novos aparelhos miniaturizados, incluindo sistemas de injeção de medicamentos, análises laboratoriais e detectores portáteis. O Laboratório está procurando parceiros na indústria para comercializar o invento.
A fonte de alimentação miniaturizada mede 1,5 cm de largura por 3,6 cm de comprimento e 2 cm de altura, incluindo a placa e todos os circuitos. Ela serve como um sistema de fornecimento de energia modular de alta voltagem e inclui regulagem de tensão, monitoramento de corrente e controle eletrônico de flutuação. A fonte de alimentação foi construída especificamente para abastecer o ChemLab, um sistema de detecção química e biológica portátil, também criado nos Laboratórios Sandia, com alta tensão e baixa corrente.
Mas a própria fonte acabou se tornando um produto independente, devido às suas características e ao diminuto tamanho. Ela foi desenvolvida exatamente porque os cientistas não encontraram nada no mercado que pudesse atender às suas necessidades, nem mesmo em produtos bem maiores.
O ChemLab exige alta tensão com proteção contra formação de arcos voltaicos, além da capacidade de suportar corrente constante com controle por software. Os cientistas agora acreditam que a solução que encontraram poderá também servir a pesquisadores de outras Universidades e empresas, com necessidades semelhantes de controle e miniaturização.