Redação do Site Inovação Tecnológica - 14/05/2007
Luz sólida
Pesquisadores das universidades de Melbourne, Austrália, e Cambridge, Inglaterra, desenvolveram uma nova teoria que mostra que a luz pode se comportar como um sólido. "A luz sólida irá nos ajudar a construir a tecnologia deste século," diz o Dr. Andrew Greentree.
Em vez de utilizar as ferramentas tradicionais encontradas nos laboratórios de óptica, os cientistas tiveram que empregar técnicas comumente utilizadas para estudar a matéria.
"Fótons de luz sólidos repelem-se mutuamente como acontece com os elétrons. Isto significa que nós podemos controlar os fótons, abrindo as portas para novos tipos de computadores mais rápidos," diz o cientista.
No trabalho, os cientistas demonstram teoricamente como projetar a "transição de fase" dos fótons, fazendo-os passar do comportamento de sólido - quando eles interagem entre si como os elétrons - para o comportamento de onda tradicional da luz - na qual os fótons não interagem entre si.
"Normalmente os fótons fluem livremente mas, nas condições corretas, eles se repelem, e formam um cristal," diz Greentree.
A nova teoria cria um campo totalmente novo de pesquisa, fazendo uma interseção entre a óptica e a física da matéria condensada. Agora, os pesquisadores experimentalistas vão começar a estudar a nova teoria para descobrir formas de testá-la na prática.