Redação do Site Inovação Tecnológica - 30/04/2007
Cientistas da Universidade de Nottingham, Inglaterra, desenvolveram um aparelho que consegue monitorar a saúde do bebê ainda no útero, sem a necessidade de que a mãe se desloque até o hospital ou se submeta a exames em equipamentos especializados.
Monitor fetal
O equipamento tem o tamanho aproximado de um telefone celular e consegue captar os sons do coração do bebê, separando-os dos sinais da mãe. Hoje, para acompanhar os batimentos cardíacos de seu bebê, a futura mãe deve se deslocar pelo menos até o consultório médico.
O monitor fetal permitirá que as mães acompanhem a saúde do bebê de forma mais fácil, confortável e precisa. Hoje os médicos orientam as mães a deitar-se de lado e contar sete movimentos do feto a cada 30 minutos.
Os resultados coletados pelo aparelho podem ser enviados a um PC ou computador de mão através de uma conexão Bluetooth.
Saúde do bebê e da mãe
O monitor fetal será especialmente útil no acompanhamento de fetos cujas mães têm complicações de saúde, como diabetes, lupus eritematoso, síndrome de Sjogren e colestase obstétrica.
E também nos casos em que o feto não apresenta um crescimento normal ou quando houver suspeita de que a placenta não esteja em boas condições, o que pode levar o feto a ter falta de oxigênio.
O monitor fetal está em fase final de testes clínicos e, quando aprovado pelas autoridades de saúde, deverá ser comercializado pela empresa Monica Healthcare, criada pelos próprios pesquisadores que desenvolveram o equipamento.