Redação do Site Inovação Tecnológica - 17/11/2006
Cientistas norte-americanos criaram um "telescópio de áudio", um conjunto composto por 192 microfones que é capaz de distinguir diferentes sons de pássaros, vindos de diversas direções, mesmo que os pássaros cantem ao mesmo tempo.
Construído por cientistas do instituto NIST e da Universidade de Missouri- Columbia, o telescópio de áudio foi projetado para operar em aeroportos, onde pássaros de diversos tipos causam acidentes fatais e prejuízos milionários todos os anos.
O novo equipamento, derivado de uma pesquisa anterior, que buscava desenvolver equipamentos para reconhecimento de voz em ambientes cheios de ruídos, consegue identificar pássaros por seus cantos e apontar sua localização.
Identificar os pássaros é importante porque nem todos representam riscos para a aviação. Muitas vezes, pousos e decolagens são interrompidos sem necessidade. Noutras vezes, a não interrupção causa danos às aeronaves e acidentes fatais - desde 1988, 194 pessoas morreram em acidentes aéreos causados por pássaros, em todo o mundo.
O telescópio de áudio consiste em um conjunto concêntrico de 192 microfones, montado paralelamente ao solo e rastreando os céus em busca dos trinados dos pássaros. Comparando o tempo de chegada do som aos diferentes microfones, o sistema consegue determinar a direção exata de onde o som se originou, sendo capaz de distinguir entre sons simultâneos que venham de diferentes direções.