Redação do Site Inovação Tecnológica - 06/07/2006
Pesquisadores da Universidade de Tóquio, Japão, anunciaram a criação de uma nova tecnologia que permitirá a construção de telas flexíveis de grandes dimensões. Já existem várias tecnologias de telas flexíveis, mas todas elas, por enquanto, estão restritas a telas pequenas.
A tecnologia se baseia nos micro-sistemas eletromecânicos, ou MEMS, na sigla em inglês ("Micro Electro Mechanical System"). A tela é composta de uma membrana de plástico transparente como cobertura final de outras sete camadas superpostas. O conjunto todo mede 1 mm de espessura.
Os pixels são formados pela conexão de duas dessas membranas, que estão separadas por um espaçador. O movimento quer permite a conexão é feito por meio de atração eletrostática. Quando as membranas se conectam, um efeito chamado interferência de Fabry-Perot faz com que seja emitida luz de um comprimento de onda específico. Para apagar o pixel, basta separar novamente as camadas.
Como o método para se produzir a nova tela é simples - cada uma das membranas pode ser construída separadamente, em rolos, e depois unidas - os pesquisadores acreditam que a nova tela poderá ser construída com baixo custo, servindo como grandes "outdoors" inteligentes para veiculação de comerciais.