Redação do Site Inovação Tecnológica - 08/06/2006
A empresa japonesa Bridgestone, mais conhecida pela atuação no ramo de pneus, anunciou o desenvolvimento de uma tela colorida flexível que, segundo ela, é a mais fina e flexível já fabricada. A tela se insere na categoria de "papel eletrônico".
Em Março de 2002, a empresa havia anunciado o desenvolvimento de um líquido eletrônico pulverizável, um material que poderia ser uma alternativa aos tradicionais LCD ("Liquid Crystal Displays"). Mas o projeto para a utilização da nova tecnologia para a fabricação de uma tela flexível só começou em 2004.
A tela agora lançada utiliza painéis inteiramente de plástico, ao contrário dos LCD, que utilizam vidro. E, como retém as imagens mesmo na ausência de energia, a nova tela deverá consumir muito menos energia do que as telas tradicionais.
A nova tela foi batizada de QR-LPD: "Quick Response Liquid Powder Displays", ou telas de líquido pulverizável de resposta rápida.
A empresa resolveu o problema da distorção nas imagens quando a tela é dobrada, utilizando uma estrutura com nervuras. Isto permitiu a construção de protótipos com até 9 polegadas e uma espessura de apenas 0,29 mm.