Redação do Site Inovação Tecnológica - 12/12/2005
Pesquisadores da Universidade de Kentucky, Estados Unidos, descobriram uma forma de reduzir o desperdício de energia dos transistores que formam os chips de computador. A descoberta irá permitir que os fabricantes continuem desenvolvendo chips mais rápidos e mais eficientes dentro da plataforma tecnológica atual.
A equipe liderada pelo professor Zhi Chen, descobriu que, aplicando-se um rápido processamento termal, diretamente sobre os isoladores das portas - utilizados para controlar o fluxo de corrente elétrico dos transistores - consegue-se reduzir drasticamente a chamada corrente de fuga. Com isto, o consumo de energia de todo o chip cai drasticamente.
Segundo os pesquisadores, a nova técnica permite que as qualidades de isolamento das portas sejam melhoradas entre 10.000 e 100.000 vezes, pela diminuição da corrente de tunelamento. O efeito só é conseguido se o processamento termal for aplicado diretamente às portas.
A pesquisa foi apresentada durante o Simpósio Internacional de Pesquisas em Dispositivos Semicondutores, realizado entre quarta e sexta-feira da semana passada.