Redação do Site Inovação Tecnológica - 09/04/2003
Um estudante de pós-graduação da Universidade de Queensland (Austrália) está prestes a se tornar o novo milionário da era digital. Ele criou um minúsculo dispositivo eletrônico capaz de bloquear transientes elétricos, picos de energia comuns em dia de tempestade, também conhecidos como surtos de voltagem. O mercado que o espera não é pequeno e abrange nada mais do que todo o sistema de telefonia e informática mundial.
Richard Harris, depois de ganhar dois prêmios com a sua "transient blocking unit" (unidade bloqueadora de transientes), criou uma empresa para produzir e comercializar o diminuto chip. A nova empresa está sendo auxiliada por uma espécie de incubadora da Universidade. Mas, apesar de pequeno, o novo dispositivo é capaz de evitar que raios destruam equipamentos de telefonia e informática.
"Há muita deficiência nos atuais sistemas de proteção," disse Harris. Seu chip opera desligando o aparelho da rede elétrica. "É como tirar o pino da tomada," completa ele.
O pequeno chip tem altíssima velocidade de funcionamento, necessária para isolar o circuito assim que o pico de energia vindo do raio atinge a rede elétrica e chega ao aparelho. Ele é capaz de proteger contra altas tensões, além de drenar pouquíssima corrente do circuito onde é instalado.
O mercado mundial de protetores contra surtos é estimado em US$1,5 bilhão.