Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Meio ambiente

É possível recuperar a energia de pilhas velhas não recarregáveis

Redação do Site Inovação Tecnológica - 22/08/2022

Recuperar energia de pilhas velhas não recarregáveis
Os pesquisadores só trabalharam com pilhas velhas, abandonadas como não mais utilizáveis.
[Imagem: Eva the Weaver]

Reciclagem de energia

Pilhas alcalinas e de zinco-carbono ainda são mais comuns dos que as recarregáveis: Estima-se que cerca de 15 bilhões delas sejam produzidas e vendidas em todo o mundo anualmente.

Uma vez que uma pilha ou bateria dessas consome sua carga, armazenada quimicamente, ela não é mais utilizável e é descartada.

No entanto, embora essas baterias não sejam utilizáveis, geralmente há uma pequena quantidade de energia nelas - na verdade, cerca de metade delas contém até 50% de sua energia original.

Por isso, Chien-Hsing Lee e colegas da Universidade Nacional Cheng Kung, em Taiwan, decidiram investigar a viabilidade de recuperar essa energia das pilhas de uso único, também conhecidas como primárias, antes que elas sejam recicladas para reaproveitamento do seu material.

Para isso, os pesquisadores desenvolveram um novo método que eles chamam "descarga de pulso autoadaptável" (SAPD: self-adaptive pulse discharge), que pode ser usado para determinar os valores ideais de dois parâmetros-chave - a frequência de pulso e o ciclo de trabalho - que determinam a corrente de descarga das pilhas descartadas. Em termos simples, uma alta corrente de descarga equivale a uma grande quantidade de energia recuperada.

Recuperação da energia de pilhas velhas

Para testar seu método, a equipe construiu um protótipo, parecido com um recarregador de pilhas secundárias (ou recarregáveis), com capacidade para acomodar até 10 pilhas e baterias de tamanho padrão (AA e AAA), mesmo sendo de marcas diferentes.

Eles conseguiram recuperar entre 798 e 1.455 joules de energia, com uma eficiência de recuperação entre 33% e 46%.

Os pesquisadores descobriram que, ao trabalhar com pilhas não recarregáveis já descartadas, o método de descarga de curto-circuito (SCD: short-circuit discharge ) teve a maior taxa de descarga no início do ciclo de descarga. No entanto, seu novo método SAPD apresentou maior taxa de descarga ao final do ciclo.

Utilizando os métodos SCD ou SAPD, a energia recuperada foi de 32% e 50%, respectivamente. No entanto, ao combinar esses métodos, foi possível recuperar 54% da energia das pilhas velhas.

"Embora pareça não haver vantagem em drenar uma pequena quantidade de energia de uma única bateria descartada, a energia recuperada aumenta significativamente se um grande número de baterias usadas for explorado.

"O modelo e o protótipo desenvolvido podem ser aplicados a outros tipos de baterias que não AA e AAA. Além de diferentes tipos de baterias de uso único, baterias recarregáveis, como as baterias de íons de lítio, também podem ser examinadas para fornecer mais informações sobre a variabilidade entre diferentes tipos de baterias," disse o professor Lee.

Bibliografia:

Artigo: An Approach to Recover Energy From Discarded Primary Batteries Before Being Disassembled
Autores: Chien-Hsing Lee, Hsiang-Wen Cheng, Bo-Wei Liao, Joe-Air Jiang
Revista: IEEE Transactions on Industrial Electronics
Vol.: 69 Issue: 6
DOI: 10.1109/TIE.2021.3088367
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Reciclagem e Reaproveitamento
  • Baterias
  • Fontes Alternativas de Energia
  • Impactos sobre o Meio Ambiente

Mais tópicos