Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Centro de Agricultura Digital vai prover tecnologias para pequenos produtores

Redação do Site Inovação Tecnológica - 14/04/2023


Agricultura Digital

Conectar diretamente produtores e compradores, eliminando intermediários, rastrear a produção e conectar maquinários em rede. Essas são algumas das soluções que a internet móvel e outras tecnologias digitais podem prover para ajudar agricultores a reduzir custos e aumentar a competitividade e a sustentabilidade de seus negócios.

No entanto, com apenas 23% das áreas rurais com cobertura de internet no Brasil, essa é uma realidade nem sempre acessível a pequenos e médios produtores.

Para tentar transformar essa realidade, acaba de ser criado o Centro de Ciência para o Desenvolvimento em Agricultura Digital, um esforço de pesquisa e inovação que terá sede em Campinas (SP) mas com alcance em todo o Brasil.

O centro é resultado da união entre Embrapa Agricultura Digital, FAPESP e um conjunto de instituições que têm como objetivo levar soluções baseadas em conectividade e tecnologias digitais para pequenos e médios produtores, com apoio de empresas e órgãos de governo.

Distritos Agro Tecnológicos

Com um investimento inicial previsto de R$ 25 milhões, o centro deverá criar dez Distritos Agro Tecnológicos (DATs). Esses pilotos de fazenda digital serão espalhados por todo o Brasil. Os dois primeiros já estão em funcionamento desde 2021, em Caconde e São Miguel Arcanjo, no interior do estado de São Paulo, que receberá três outras unidades.

"Para cada um deles fazemos uma pesquisa de indicadores econômicos, principais problemas enfrentados pelos produtores, empresas que podem ser parceiras, presença de organizações como sindicatos rurais e associações de produtores, entre outras. A partir disso, unimos os diferentes atores para trazer soluções baseadas em tecnologias digitais e conectividade", explicou a pesquisadora Silvia Massruhá, indicada para ser a primeira presidente mulher da Embrapa.

Os principais desafios apontados na pesquisa foram os custos elevados de investimento, acesso restrito à internet e necessidade de capacitação.

Uma pesquisa feita em 2020 por Embrapa, Sebrae e Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostrou que 84% dos agricultores brasileiros já utilizavam ao menos uma tecnologia digital como ferramenta de apoio na produção agrícola, sobretudo para facilitar a comunicação, o acesso à informação e a compra e venda de produtos.

Além disso, 95% dos produtores afirmaram ter interesse em receber informações e apropriar-se de tecnologias digitais mais especializadas, como soluções para planejamento e gestão da propriedade, para estimativas de produção, controle de pragas, doenças, falhas operacionais e déficit hídrico na lavoura, bem-estar animal, certificação e rastreabilidade de produtos agrícolas.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Políticas de Ciência e Tecnologia
  • Monitoramento Ambiental
  • Reciclagem e Reaproveitamento
  • Transmissão de Dados

Mais tópicos