Redação do Site Inovação Tecnológica - 02/07/2015
Vela solar
Pesquisadores finlandeses estão aprimorando há alguns anos um novo conceito de uma vela solar baseada em um canhão de elétrons para mover espaçonaves.
A ideia está ganhando corpo, e já conta com financiamento da União Europeia para a construção de um protótipo da vela solar-elétrica com vistas à futura mineração espacial.
Agora a equipe afirma que a propulsão solar pode tornar viáveis as viagens tripuladas de ida e volta a Marte.
Mineração de água no espaço
A ideia é similar à lançada recentemente pelo pesquisador Joel Sercel, que apresentou um projeto de mineração óptica para capturar água no espaço.
Os pesquisadores finlandeses querem substituir a óptica anidólica de Sercel por sua vela solar-elétrica, que geraria energia para aquecer um asteroide rico em água devidamente ensacado.
Quando o coletor de água estiver cheio, ele pode ser transportado - impulsionado pela mesma ou por uma outra vela solar-elétrica - para a órbita de Marte ou da Lua, onde a água será quebrada em hidrogênio e oxigênio e esses gases liquefeitos.
Exploração de Marte
O hidrogênio e o oxigênio poderão então ser usados para impulsionar naves tripuladas viajando entre a Terra e Marte, se necessário com a criação de postos de abastecimentos espaciais no meio do trajeto, barateando muito o custo de lançamento das naves, que não precisarão levar tanto combustível.
"Durante a viagem, a água extraída do asteroide também poderia ser usada como proteção contra radiação do módulo tripulado, para reduzir a massa de lançamento ainda mais. Com um propelente barato disponível na órbita de Marte, há também a opção de aterragens totalmente propelidas em Marte, o que elimina a necessidade de um grande e caro escudo térmico," afirmou a equipe.