Redação do Site Inovação Tecnológica - 21/01/2008
Cientistas da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, construíram o primeiro circuito eletrônico completamente funcional sobre uma lente de contato.
O conjunto todo é considerado biologicamente compatível e já está sendo testado em coelhos. A foto mostra a "lente de contato eletrônica" colocada no olho de uma das cobaias.
Telas virtuais
Telas virtuais têm uma infinidade de aplicações, o que tem gerado um intenso interesse no seu desenvolvimento. Elas poderão ser utilizadas para mostrar todas as informações do painel dos automóveis para o motorista sem que ele precise desviar o olhar da estrada.
Em vez de abrir abrir o celular para ver as últimas mensagens recebidas, o usuário de uma tela assim poderá simplesmente ler o email mais recente diretamente à sua frente, como se estivesse diante de uma gigantesca, preenchendo todo o seu campo de visão. E com total privacidade, porque ninguém mais verá a imagem.
"Olhando através da lente [quando totalmente pronta], você poderá ver que a imagem está sendo gerada superposta ao mundo lá fora," diz o pesquisador Babak Parviz.
Tela na lente de contato
Os circuitos eletrônicos e os LEDs necessários para o funcionamento da tela foram construídos sobre o material da lente de contato por meio de impressão.
No protótipo a lente é transparente, sem nenhum grau corretivo, embora os pesquisadores afirmem que não há nenhum impedimento para que as lentes sejam também corretivas.
A lente de contato é maior do que a parte transparente do olho, o que significa que há muito espaço para que os pesquisadores possam incluir circuitos eletrônicos sem atrapalhar a visão normal do usuário.
O próximo passo da pesquisa é acionar uma tela de baixa resolução, com poucos pixels de largura, apenas o suficiente para avaliar a segurança e o conforto da nova tela virtual.