Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Eletrônica

Receptor de rádio de alta freqüência é integrado em um único chip

Redação do Site Inovação Tecnológica - 16/01/2008

Receptor de rádio de alta freqüência é integrado em um único chip

Pesquisadores suecos conseguiram miniaturizar um receptor de rádio de alta freqüência, completo, inclusive com antena, fabricando uma espécie de etiqueta RFID de poucos milímetros de largura capaz de operar na freqüência de 220 GHz.

Receptor de rádio de alta freqüência

O novo receptor de rádio de alta freqüência ultra-miniaturizado poderá ser utilizado em novos sistemas de segurança, principalmente em automóveis, sensores de imagens e comunicações de rádio de banda larga. O receptor contém a antena, todo o circuito de rádio, um amplificador de baixo ruído e um conversor de freqüência, tudo embutido no interior de um único chip de arseneto de gálio.

"Nossos resultados abrem a possibilidade de se fabricar sistemas para freqüências muito altas dentro da área chamada de eletrônica THz (Terahertz), por um custo relativamente baixo. Na próxima fase desse projeto ainda mais funções poderão ser integradas no mesmo chip," diz o professor Herbert Zirath, da Universidade de Chalmers.

Rádio em um único chip

O protótipo do chip opera a 220 gigahertz, mas este não é seu limite máximo. Segundo o professor Zirath, a tecnologia poderá ultrapassar os 300 GHz em pouco tempo.

A integração de um receptor de rádio na faixa dos GHz em um único chip é muito interessante também para as comunicações sem fio, permitindo transmissões digitais de dados com velocidades acima dos 10 Gbit por segundo.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Transmissão de Dados
  • Miniaturização
  • Microeletrônica
  • Internet das Coisas

Mais tópicos