Redação do Site Inovação Tecnológica - 13/01/2015
Papel ecológico
Uma dupla de estudantes mexicanos desenvolveu um processo para produzir o que eles chamam de "papel mineral" a partir de garrafas PET usadas.
"Fabricamos papel ecológico com garrafas recicladas de plástico, carbonato de cálcio e areia. Não usamos água e nem produtos químicos, como o cloro," anunciou Ever Adrián Nava, que desenvolveu o processo juntamente com seu colega Érick Zamudio.
Embora já existam empresas que fabriquem papel a partir de fibras de garrafas PET recicladas, a simplicidade da técnica e dos materiais torna o processo dos estudantes mexicanos quatro vezes mais barato.
E o papel de plástico resultante - a dupla também se refere a ele como o nome de "PETapel" - apresenta grande resistência.
"O papel mineral é mais resistente que o normal, não se consegue rasgá-lo com as mãos, é impermeável, além de ter a propriedade de ser fotodegradável e somente absorve a quantidade necessária de tinta durante a impressão," acrescentou Nava.
Árvores e água
Segundo cálculos dos pesquisadores, além de dar destinação às garrafas PET usadas, a técnica pode salvar 20 árvores e 56.000 litros de água a cada tonelada de papel mineral produzido.
São necessários 235 quilogramas de PET moído para produzir 1 t do papel. O PET moído é triturado com calcário e areia para produzir uma massa, que é então fundida a pouco mais de 100ºC. A massa fundida é finalmente laminada para a produção do papel.
Os dois pesquisadores fundaram uma empresa e estão recebendo ajuda da Agência Mexicana de Pesquisa e Desenvolvimento (INVDES) para tentar viabilizar o processo em escala comercial.