Redação do Site Inovação Tecnológica - 01/05/2011
Aquecedores de combustível
O ônibus espacial Endeavour não deverá ser lançado antes da próxima sexta-feira, dia 8 de Maio.
O anúncio foi feito neste domingo.
O lançamento, inicialmente marcado para a sexta-feira, 29 de Abril, teve um primeiro adiamento de três dias, que agora foi ampliado.
Segundo a NASA, os técnicos parecem ter identificado a provável causa do não funcionamento dos aquecedores destinados a manter o combustível do ônibus espacial em estado líquido quando em órbita.
Sem esses aquecedores, o combustível congela e o ônibus espacial não consegue efetuar as manobras necessárias para atingir a Estação Espacial Internacional ou fazer a "frenagem" que o trás de volta à superfície.
A falha parece estar dentro de uma caixa de chaves que controla a alimentação elétrica dos aquecedores. A caixa, chamada ALCA-2 (Aft Load Control Assembly 2), fica localizada na parte traseira do ônibus espacial.
"Isto significa basicamente que a energia não está chegando até os aquecedores que não funcionaram na sexta-feira," afirmou o gerente da missão, Mike Moses.
Rastreamento do defeito
O plano inicial era retirar e substituir a caixa, mas o problema se mostrou mais complicado do que o previsto, e o trabalho levará vários dias para ser concluído.
Depois de instalar uma ALCA-2 nova, os técnicos precisarão testar seu funcionamento, um processo que não leva menos do que dois dias.
Além disso, o ônibus só será autorizado a voar depois que a caixa que deu defeito for analisada para que a origem do defeito seja rastreada.
O objetivo principal da missão STS-134, a última do ônibus espacial Endeavour, é levar ao espaço o Espectrômetro Magnético Alfa - ou AMS (Alpha Magnetic Spectrometer) - um super observatório que vai tentar descobrir se a antimatéria e a matéria escura se escondem perto da Terra.