Redação do Site Inovação Tecnológica - 18/02/2020
Hidrogênio produzido com energia solar
A conversão de energia solar em combustível está entre as tecnologias mais promissoras para resolver os problemas mundiais de energia - você pode ter ouvido falar dela por outros nomes, como fotossíntese artificial, hidrogênio solar ou simplesmente conversão fotoeletroquímica.
Pesquisadores suíços descobriram agora um material que otimiza a eficiência da conversão da energia solar em hidrogênio para 4,55%, um dos mais altos já alcançados com materiais de baixo custo e potencial para comercialização - a mesma equipe já obteve uma eficiência de 14,2% na produção de hidrogênio solar usando materiais mais caros.
A chave para essa melhoria está em uma camada de tiocianato de cobre (CuSCN), que é transparente e apresentou o melhor rendimento no transporte das cargas positivas entre todos os fotocatodos de cobre - normalmente tem sido usado apenas o óxido de cobre (Cu2O).
E a equipe acredita que dá para melhorar bastante a estrutura usando este novo material, sozinho ou em conjunto com o óxido.
"Pelo menos três aspectos são considerados não ideais [no protótipo], mas melhorá-los é muito viável. O valor da eficiência está se aproximando cada vez mais daquele que se acredita ser o limiar para a comercialização," disse o pesquisador Pan Lingfeng.