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Mecânica

Conheça os dois aviões supersônicos mais próximos da decolagem

Redação do Site Inovação Tecnológica - 10/07/2023

Conheça os dois aviões supersônicos mais próximos da decolagem
O estrondo sônico foi virtualmente eliminado alterando a aerodinâmica do X-59. Mas ainda será apenas um avião de teste.
[Imagem: Lockheed Martin]

X-59

A NASA revelou imagens que mostram estar tudo pronto para os primeiros voos de teste do avião supersônico experimental X-59, projetado para não emitir o estrondo sônico ao superar a velocidade do som.

O objetivo do protótipo é demonstrar as tecnologias que viabilizem um jato de passageiros que possa atingir velocidades supersônicas sobre a terra, ao contrário do Concorde, que só podia superar a velocidade do som sobre o mar por causa da explosão sônica - ou boom sônico -, que poderia destruir janelas e causar outros acidentes.

Nos testes, que estavam inicialmente previstos para o início deste ano, o avião voará sobre várias comunidades para coletar dados sobre as respostas humanas ao som gerado durante o voo supersônico. Esses dados serão então enviados para os órgãos de regulamentação internacionais para possivelmente permitir o voo supersônico comercial sobre a terra.

O X-59 deverá atingir Mach 1,42 (1.508 km/h) voando a uma altitude de 16.765 metros, muito acima dos cerca de 10 km típicos dos aviões subsônicos atuais - quanto maior a altitude, menor é o atrito com o ar atmosférico, que se torna menos rarefeito, facilitando alcançar velocidades mais altas consumindo menos combustível.

As estimativas são de que um voo entre Londres e Nova Iorque, que hoje leva 5,5 horas, passe a ser feito em 2,5 horas.

Agora que saiu da linha de montagem e já está no hangar junto à pista de decolagem, a expectativa é que a agenda de voos de teste seja cumprida até o final deste ano. Antes de ir para a cabeceira da pista, contudo, a equipe realizará todos os testes de solo para garantir que a aeronave esteja segura para voar.

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O Overture já nascerá como um avião de passageiros pronto para entrar em serviço.
[Imagem: Boom Supersonic]

Overture

A empresa Boom Supersonic anunciou avanços significativos no Overture, que pretende se tornar o avião de passageiros mais rápido do mundo, incluindo o atingimento de metas para seu motor Symphony. O Overture voará com o dobro da velocidade dos aviões atuais e foi projetado para funcionar com combustível de aviação 100% sustentável.

Além de anunciar já ter encomendas preliminares de 130 aeronaves, a empresa anunciou acordos de fornecedores estruturais com a Aernnova, para as asas do Overture, Leonardo, para a fuselagem e caixa da asa e Aciturri para a empenagem.

Isso amplia a lista de fornecedores, que a empresa afirmou deverá estar completa até o final deste ano, garantindo fabricantes para todas as partes do avião supersônico, incluindo aviônicos, controles de voo, hidráulica, sistemas de combustível e trem de pouso.

A empresa também revelou pela primeira vez a configuração completa dos sistemas do Overture, à medida que o programa da aeronave avança para a produção. O principal detalhe é a confirmação de que toda a aeroestrutura será feita de materiais compósitos.

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A empresa anunciou agora todos os detalhes dos componentes e a maior parte dos fornecedores.
[Imagem: Boom Supersonic]

Orgulhosos

Entre os principais sistemas detalhados pela empresa, há um destaque para o de combustível, que já garante controle do centro de gravidade durante as operações subsônicas e supersônicas e compatibilidade com combustível de aviação sustentável.

Sistemas hidráulicos redundantes triplos garantem confiabilidade no fornecimento de energia para os controles de voo e sistemas mecânicos, e o trem de pouso do Overture é compatível com pistas de aeroportos internacionais, garantindo decolagem e pouso em mais de 600 rotas ao redor do mundo.

"Estamos incrivelmente orgulhosos do progresso com o Overture e o Symphony feitos por nossa equipe global de parceiros e fornecedores, que continuam a operar em um ritmo acelerado em direção ao futuro do voo supersônico sustentável," disse Blake Scholl, fundador da empresa.

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