Redação do Site Inovação Tecnológica - 11/07/2016
Hidrogênio
Pesquisadores do Instituto Real de Tecnologia, na Suécia, anunciaram a superação de uma das principais barreiras rumo à exploração do hidrogênio como fonte de energia renovável.
Eles prometem nada menos do que "uma maneira barata, estável e eficiente" para produzir hidrogênio a partir da água - eventualmente usando luz solar -, o que abriria caminho para a tão esperada "economia do hidrogênio".
Ke Fan e seus colegas descobriam um novo material composto por elementos comuns, abundantes e de baixo custo, que funciona como um catalisador de alta eficiência para a quebra da molécula da água em hidrogênio e oxigênio.
Como os catalisadores com melhor desempenho para a oxidação eletroquímica - ou quebra da molécula de água - são metais preciosos do grupo da platina, todos raros e muito caros, inúmeras equipes em todo o mundo estão à procura de alternativas mais baratas para a produção de hidrogênio.
Eletrocatalisador de níquel e vanádio
O novo catalisador consiste em uma monocamada de hidróxidos, envolvendo níquel e vanádio, que apresentou um efeito eletrocatalisador similar ao dos materiais mais caros disponíveis.
A monocamada de baixo custo e altamente eficiente de níquel-vanádio supera outros eletrocatalisadores compostos de materiais não preciosos, diz Fan, além de oferecer uma alternativa competitiva e barata aos catalisadores que contam com materiais mais caros, como o óxido de irídio (IrO2) ou o óxido de rutênio (RuO2).
"Esta é a primeira vez que o metal vanádio foi usado para dopar o hidróxido de níquel para formar um catalisador de oxidação da água, e ele funciona muito bem - até além das nossas expectativas," disse Fan. "Não há dúvida de que este material pode expandir muito o alcance dos eletrocatalisadores de elementos de metais não-preciosos, e abre novas áreas para a separação da água."