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Incentivos para Ciência e Tecnologia nas escolas

Redação do Site Inovação Tecnológica - 07/08/2003


O ministro da Ciência e Tecnologia (MCT), Roberto Amaral, e o ministro da Educação, Cristovam Buarque, assinaram um protocolo de intenções para promover a educação de Ciências no Ensino Médio. A cerimônia teve a participação do secretário de Ensino Médio e Tecnológico do MEC, Antonio Ibañez Ruiz, do secretário de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social do MCT, Jocelino de Menezes e do representante da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) no Brasil, Jorge Werthein, entre outras autoridades.

Na solenidade foi instituído o Conselho de Educação em Ciência e Tecnologia e da Educação com a finalidade de estabelecer ações conjuntas nas áreas de ciência, tecnologia e educação. O Conselho será composto pelo MCT, MEC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). O Conselho será presidido, alternadamente, pelo ministro da Ciência e Tecnologia e da Educação.

O ministro Roberto Amaral manifestou grande preocupação quanto ao futuro de C&T no país. Segundo ele, um grupo de estudo irá discutir os desafios da educação, da ciência e da tecnologia nos próximos 20 anos. "É preciso verificar com antecedência as providências necessárias, avaliar as estruturas das universidades e da política de ciência e tecnologia para que possamos formar aquele pesquisador habilitado à enfrentar os desafios do futuro da ciência", esclareceu.

A ação conjunta dos dois ministérios representará, principalmente, um fortalecimento da política de apoio ao professor de Ensino Médio. O Plano de Educação em Ciências no Ensino Médio (Probeem), estratégia elaborada para enfrentar as dificuldades vivenciadas por professores e alunos no processo de educação e aprendizagem nas áreas de Ciências da Natureza e Matemática, irá credenciar projetos de formação de professores apresentados por Universidades em parceria com as secretarias estaduais de educação.

O programa objetiva ainda incorporar a prática e a reflexão científicas na vida escolar e social dos jovens. Por meio de instrumentos de comunicação, como livros, revistas, softwares e vídeos será feita a interação com a comunidade escolar. A Revista Ensino Médio, apresentada na cerimônia de hoje, é um dos exemplos práticos. A publicação bimestral, de tema científico, tem tiragem de 450.000 exemplares e será distribuída gratuitamente em todas as escolas de ensino médio do país.


Prêmio

O Prêmio Grupo Ciência é outra iniciativa. Serão selecionadas 27 equipes de professores, uma por estado, e três equipes de professores de todo país que desenvolvam projetos na área de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. O representante da Unesco, Jorge Werthein, garantiu apoio institucional ao prêmio e destacou a importância da parceria dos dois ministérios. "Esses esforços podem e devem ser sistematizados e organizados em âmbito nacional e, desta forma, subsidiarem a implementação de políticas e ações que restabeleçam a importância da educação científica", disse.



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