Redação do Site Inovação Tecnológica - 12/09/2006
Preparado para contar com o auxílio de um "sommelier" robótico? A empresa japonesa NEC apresentou uma versão do seu robô Papero que é capaz de identificar alimentos sem nem mesmo precisar abrir as embalagens. Além de presunto, bacon, pães e massas, o pequeno robô consegue determinar tipos de queijos e até qualidades de vinhos.
E o serviço é completo: além de dar o nome do alimento ou bebida, o robô enumera os ingredientes necessários à sua fabricação e dá alertas sobre potenciais problemas à saúde, incluindo teores de açúcar e gordura.
A "língua eletrônica" do Papero utiliza uma tecnologia chamada espectroscopia por infravermelho para identificar os componentes de um alimento. Ele envia raios infravermelhos ao alimento e mede o grau de absorção de certos comprimentos de onda. Esse espectro de absorção produz diferentes formatos de ondas para diferentes alimentos. É uma espécie de impressão digital dos alimentos.
Para identificar diferentes tipos de vinho, os cientistas tiveram que ampliar significativamente a resolução do espectrógrafo, já que a diferença na "impressão digital" dos diversos tipos de vinho é muito menor do que entre diferentes tipos de comida.