Finep - 17/11/2004
Acontece hoje (16/11) e amanhã, em Recife, o 11o Fórum Brasil de Capital de Risco - Fase 1. Nessa etapa serão apresentados 10 empreendimentos de base tecnológica promissores a investidores interessados em boas oportunidades de negócios.
As empresas estão distribuídas nos setores de tecnologia da informação e tecnologia industrial. São Paulo é o estado com o maior número de representantes no evento (quatro), e Minas Gerais e Pernambuco vêm logo em seguida, com dois cada um. Tanto Bahia quanto Rio de Janeiro participam com uma empresa.
O Fórum Brasil é uma roda de negócio na qual empreendedores expõem seus planos e estratégias de inovação tecnológica a um público de investidores. Nas edições anteriores, foram apresentadas mais de 100 empresas de base tecnológica. Os investimentos somam mais de R$ 100 milhões em aportes de capital de risco.
Selecionadas dentre 134 empreendimentos cadastrados, as 10 empresas emergentes de base tecnológica que irão se apresentar em Recife foram submetidas a um intenso programa de treinamento, promovido pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), agência do Ministério da Ciência e Tecnologia responsável pelo evento. A primeira etapa englobou uma semana de palestras, sobre temas relacionados à estruturação da empresa nos aspectos organizacional, estratégico, financeiro e jurídico.
Também foi oferecida consultoria especializada, realizada por técnicos da Finep e investidores convidados. Todos os empresários receberam treinamento individualizado que envolveu a discussão, análise e aprimoramento dos planos de negócio, bem como o apoio à preparação das apresentações aos investidores.
Exclusivas para investidores, as apresentações das empresas serão realizadas no primeiro dia do evento, quando haverá ainda o painel "Atuação Estratégica dos Investidores Anjos no Mercado de Capital de Risco". O evento terá também, no dia 18, o painel "Ações Regionais de Fomento à Inovação" e o Seminário "Parcerias Estratégicas para a Viabilização de Investimentos em Capital de Risco no Nordeste".
Ainda dentro da programação do evento, será realizada no dia 30 de novembro, em São Paulo, a Fase 2, reservada a empresas já consolidadas no mercado que pretendem negociar participação acionária com grandesinvestidores ou abrir capital na bolsa. Os nomes das empresas participantes serão divulgados em breve.