Redação do Site Inovação Tecnológica - 07/04/2004
No último dia 3 de abril foram conhecidos os vencedores da Olimpíada Paulista de Física, com a premiação de 172 alunos de diversas escolas de todo o Estado de São Paulo. Ao todo, foram mais de 15.000 concorrentes, que cursavam da quinta série do Ensino Fundamental à terceira série do Ensino Médio.
O principal prêmio foi ganho por José Roberto Moretto, de 17 anos. Ele foi o grande destaque da competição, pois teve a maior nota no nível mais difícil da prova, aquele que envolve alunos que, em 2003, cursavam a segunda e a terceira série do Ensino Médio.
José Roberto estuda em Lençóis Paulista, cidade onde nasceu e vive com a família. Seus pais são operários em indústrias da região e, até a quarta série do Ensino Fundamental, estudava na Escola Estadual de Primeiro Grau Profª. Vera Braga Franco Giacomini, próxima à sua casa, na periferia da cidade.
Até que uma professora o indicou para um colégio particular, dizendo que o menino tinha um rendimento acima da média. Desde a quinta série do ensino médio ele tem bolsa integral na escola. E até mesmo o transporte para sua casa, distante da escola, é gratuito. De fato, ele tem uma mente brilhante, pois foi o melhor classificado na prova mais difícil da Olimpíada.
Além do prêmio máximo da Olimpíada Paulista de Física, José Roberto também ganhou uma medalha de ouro, já que foi o melhor aluno da segunda série do Ensino Médio.
Outros 11 estudantes também ganharam medalhas de ouro:
A Olimpíada Paulista de Física é um programa permanente da Associação Paulista de Professores de Física (APROFI) e uma iniciativa conjunta com o ITA. O objetivo da Olimpíada é valorizar o estudo da Física, despertar o interesse dos jovens para a ciência e identificar potenciais talentos para a pesquisa científica e tecnológica.