Redação do Site Inovação Tecnológica - 01/09/2004
Utilizando um composto derivado do pinheiro, químicos do Instituto de Tecnologia de New Jersey, Estados Unidos, produziram uma nova classe de compostos químicos sintéticos que podem ser adaptados para dissolver carvão, óleo cru, tintas, plásticos, DNA e até rochas.
Chamados de líquidos iônicos quirais, esses solventes são sais que se apresentam no estado líquido à temperatura ambiente e são ambientalmente corretos.
Líquidos iônicos quirais são moléculas opticamente ativas que têm intrigado os cientistas já há algum tempo. Eles agem naturalmente, produzindo resultados de interesse econômico, por meio de métodos que não afetam o meio ambiente.
"Nós os vemos eventualmente como uma das ferramentas mais úteis para a 'química verde'," diz Sanjay V. Malhotra, coordenador do trabalho. "Acreditamos que nossos resultados poderão mudar os processos sintéticos na indústria farmacêutica e na química fina. Estas mudanças poderão tornar os processos atuais ambientalmente corretos, mais eficazes e mais baratos."
O estudo ainda está sendo submetido à avaliação de outros pesquisadores, devendo ser publicado nos próximos meses.