Redação do Site Inovação Tecnológica - 06/03/2006
Engenheiros mecânicos da Universidade Purdue, Estados Unidos, desenvolveram um programa de computador que promete aumentar a eficiência na criação de peças para qualquer equipamento, de carros a computadores, tornando possível a avaliação e otimização de projetos complexos.
O novo programa integra os processos de design e análise, que hoje são feitos separadamente. Atualmente, a geometria de uma peça é inicialmente criada utilizando-se um programa CAD. Esta geometria é então convertida em uma mescla de estruturas simples, como triângulos ou retângulos, os quais, quando analisados por meio de outro programa, indicam a resistência e outras características da nova peça.
Esse procedimento demorado, chamado análise de elemento finito, é extensivamente utilizado na indústria. "É como pegar uma curva contínua e quebrá-la em pedaços. De outra forma, o desenho é muito complexo para ser analisado," explica Ganesh Subbarayan, orientador do estudante Xuefeng Zhang, que criou o programa.
Já no novo programa, ao invés de esperar que todo o desenho CAD esteja pronto, a análise é feita simultaneamente. O programa foi feito na linguagem Java e tem 35.000 linhas de código.
Além de otimizar o projeto, o novo programa também deverá ajudar a proteger direitos autorais das grandes empresas, que poderão trocar dados com fornecedores de peças sem revelar detalhes do funcionamento de todo o equipamento.