Redação do Site Inovação Tecnológica - 10/09/2003
A fotografia 3-D, ou estereoscópica, já existe há mais de 150 anos. Mas a exigência de câmeras e equipamentos de revelação muito caros fez com que ela praticamente desaparecesse do mercado em meados do século passado. Mas a situação está prestes a mudar.
A empresa Mission3-D acaba de lançar o seu Photo3-D Kit, um equipamento de baixo custo para tirar fotos tridimensionais com a utilização de qualquer câmera digital. O kit inclui um dispositivo a ser conectado à câmera, responsável pela captura das imagens, um software que mescla as imagens gerando uma única imagem 3-D e os óculos para visualização.
A imagem tridimensional consiste, na verdade, de duas imagens separadas, uma para cada olho, ligeiramente diferentes uma da outra. O cérebro se encarrega de combinar as duas imagens e dar a sensação de profundidade.
O programa permite que se ajuste o foco para fazer com que diferentes elementos da foto fiquem "à frente" ou "mais para o fundo".
O grande inconveniente é que você deverá ter duas imagens, ou seja, deverá bater duas fotos do mesmo objeto. Isso torna o aparato mais adequado para fotos de paisagens do que para fotografar aquele pestinha que jamais conseguiria ficar quieto por mais do que meio segundo. Mas, uma vez feita a foto, o efeito é realmente bom e pode significar instantes de admiração por parte dos amigos.
O equipamento está disponível nos Estados Unidos e custa US$129,00.