Redação do Site Inovação Tecnológica - 27/07/2016
Google das aparências
O nome deste novo mecanismo de busca é Dreambit, mas o resultado pode estar mais para o divertido e o cômico do que para a aparência dos seus sonhos.
Tudo começa com o upload de uma foto sua, e então você digita um termo de busca. Por exemplo, pode-se digitar termos como "cabelo cacheado", "peruca", "Índia", "anos 1950" etc.
O Dreambit então sai em busca de imagens relacionadas com o termo que você digitou e compõe novas versões da sua foto, devidamente estilizadas com os resultados.
O programa analisa a foto que o usuário enviou e pesquisa um subconjunto de imagens que se enquadram na categoria desejada, mas que também coincidam com a foto original em termos de formato do rosto, pose e expressão.
Crianças desaparecidas e bandidos disfarçados
Além da diversão, o novo software promete ajudar a mostrar como uma criança desaparecida ou um fugitivo da lei se pareceria com o passar dos anos ou com uma aparência propositalmente disfarçada.
"É difícil reconhecer alguém apenas olhando para uma face porque nós como seres humanos temos um viés para penteados e cores de cabelo," justifica o professor Ira Kemelmacher Shlizerman, da Universidade de Washington, nos EUA.
"Com as crianças desaparecidas, as pessoas muitas vezes pintam o cabelo ou alteram o estilo, de modo que apenas prever seu rosto conforme a idade avança não é o suficiente. Este é um primeiro passo na tentativa de imaginar como a aparência de uma pessoa desaparecida pode mudar ao longo do tempo," acrescenta.
Shlizerman também espera encontrar mercado para seu novo programa no campo do entretenimento profissional, ajudando a prever como um ator ou atriz se pareceria com um determinado figurino.
Versão beta
A expectativa é que o novo mecanismo de busca de aparências seja colocado no ar até o final do ano, mas já é possível cadastrar-se para fazer um teste na versão beta no endereço http://dreambit.xyz.