Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Materiais Avançados

Tênis com tecnologia desenvolvida pela UFMG chega ao mercado

Redação do Site Inovação Tecnológica - 26/06/2009

Tênis com tecnologia desenvolvida pela UFMG chega ao mercado
A grande inovação do tênis é a geometria do solado, associada ao design do cabedal (parte superior do tênis).
[Imagem: UFMG]

Concebido no Laboratório de Bioengenharia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e com patente já registrada pela Universidade, o novo tênis com tecnologia própria para caminhada foi lançado nesta terça-feira.

O processo de transferência de tecnologia para a empresa Cromic prevê repasse, para a UFMG, de percentual sobre a venda do produto.

Tecnologia para caminhada

Próprio para caminhada, o produto reúne condições especiais de amortecimento, conforto e design e é piloto de uma série de projetos que começam a surgir por demanda na região de Nova Serrana, no Centro-Oeste de Minas, responsável por 52% da produção nacional de calçados esportivos.

A grande inovação do tênis é a geometria do solado, associada ao design do cabedal (parte superior do tênis) criado para ele, o que exigiu levantamento e adequação dos materiais aos vários aspectos envolvidos, sem perda do conforto, maciez, sensação térmica e gasto de energia.

Ganhos acadêmicos e financeiros

A professora Heloíza Helena Ribeiro Schor, que coordenou o trabalho da equipe multidisciplinar responsável pelo desenvolvimento do novo tênis, destaca o ganho acadêmico advindo da pesquisa, que envolveu cinco professores e oito estudantes.

"A interação da Universidade com empresas estimula nos alunos a cultura do empreendedorismo", disse ela, destacando que o tênis foi tema de uma dissertação de mestrado desenvolvida no departamento de Engenharia de Produção.

Com relação aos royalties recebidos pela Universidade, que variam de acordo com o produto e com o estágio de desenvolvimento em que a tecnologia é repassada para a empresa, os recursos são destinados a um fundo de pesquisa e aplicados para financiar novos projetos e a política de patentes da Universidade.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Design
  • Inovação nas Empresas
  • Políticas de Ciência e Tecnologia
  • Saúde e Reabilitação

Mais tópicos