Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Telescópio japonês pode ter sido destruído por lixo espacial

Redação do Site Inovação Tecnológica - 28/03/2016

Telescópio espacial japonês pode ter sido destruído por lixo espacial
O telescópio Hitomi pode ter sido destruído por um detrito espacial antes mesmo de começar sua operação científica.
[Imagem: Jaxa]

Fim prematuro

A agência espacial japonesa (JAXA) confirmou que não consegue mais fazer contato com o telescópio espacial Hitomi, lançado no dia 17 de Fevereiro.

O telescópio, conhecido como Astro-H até seu lançamento, foi projetado para estudar corpos celestes muito massivos, como aglomerados de galáxias, e eventos cósmicos de alta energia, como os buracos negros.

O problema começou no sábado de manhã, com a perda de comunicações com o observatório, que não pode ser restabelecida desde então.

E parece haver poucas chances de que o Hitomi volte a operar, principalmente depois que a agência norte-americana JSOC (Joint Space Operations Center), que monitora lixos espaciais, afirmou ter detectado cinco objetos nas proximidades do Hitomi no momento em que suas transmissões cessaram.

Desmontando

A JAXA afirmou que as transmissões do telescópio continuaram "por alguns minutos" depois de recebido o alerta da JSOC.

Ainda não há informações suficientes para saber se o Hitomi foi atingido por um lixo espacial, que o teria esfacelado, ou se houve algum problema interno.

Os técnicos da JSOC acreditam que o telescópio não foi totalmente destruído, com os destroços em sua volta se parecendo com pequenas partes do próprio equipamento que teriam sido arrancadas ou se soltado.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Telescópios
  • Exploração Espacial
  • Sondas Espaciais
  • Foguetes

Mais tópicos