Redação do Site Inovação Tecnológica - 14/04/2008
Cientistas norte-americanos e chineses, trabalhando conjuntamente, construíram um telemicroscópio virtual, um equipamento que permite que a visualização microscópica de tecidos e materiais de biópsias seja feita automaticamente e enviada para o médico em qualquer parte do mundo.
Assistência em locais remotos
O equipamento robotizado permitirá que os patologistas façam diagnósticos de câncer e outras doenças em pacientes vivendo em locais remotos, sem acesso a hospitais com os equipamentos necessários ou mesmo a médicos especialistas.
Desenvolvido pelas equipes dos médicos Virginia Anderson e Jiang Gu, o telemicroscópio virtual escaneia automaticamente as imagens coletadas pelo microscópio, analisando-as por meio de um software específico. O programa analisa as imagens em várias escalas de ampliação. Depois de capturar as informações mais relevantes, o programa envia as imagens comprimidas por email para o médico.
O equipamento já está em testes na China, cobrindo mais de 600 hospitais que não possuem um patologista em seus quadros.
Microscópio robotizado
O equipamento portátil consiste em um computador e um microscópio integrados, com o sistema podendo ser conectado em rede para acessar automaticamente a internet. O microscópio robotizado analisa toda a amostra de tecido colhida do paciente. Onde for necessário efetuar maiores análises ele coleta mais imagens com maior ampliação.
"O telemicroscópio virtual foi projetado da forma que os patologistas pensam e trabalham," explica a Dra. Anderson. "Um patologista nunca irá escanear uma seção histopatológica inteira na maior ampliação possível. Isso é ineficiente e desnecessário. Os slides preparados por um patologista experiente serão focados nas áreas mais importantes para se fazer o diagnóstico."
O equipamento foi patenteado e deverá entrar em produção comercial nos próximos meses.