Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Supervazio no Universo que suga luz intriga astrônomos

Com informações da BBC - 22/04/2015

Supervazio no Universo que suga luz intriga astrônomos
A área onde fica o chamado Ponto Frio fica na constelação de Eridano, no céu austral.
[Imagem: ESA Planck Collaboration]

Ponto frio

Astrônomos estão levantando mais uma hipótese para tentar explicar um mistério de dez anos que envolve algo que pode ser a maior estrutura conhecida do Universo.

Em 2004, ao examinar um mapa da Radiação Cósmica de Fundo (CMB, na sigla em inglês), que se acredita ser o "eco" do Big Bang presente em todo o Universo, astrônomos descobriram uma área diferente, surpreendentemente ampla e fria, batizada de Ponto Frio.

A física que estuda a teoria do Big Bang para a origem do Universo prevê pontos quentes e frios de vários tamanhos em um Universo ainda jovem, mas um ponto tão grande e tão frio como o desta descoberta foi inesperada.

Agora, István Szapudi e seus colegas da Universidade do Havaí apresentaram uma explicação para a existência deste Ponto Frio

Usando dados do telescópio Pan-STARRS1 e também do observatório WISE (Wide Field Survey), a equipe descobriu o que chamaram de "supervazio", uma grande região de 1,8 bilhão de anos-luz de largura, na qual a densidade das galáxias é muito menor do que o valor normal encontrado no Universo conhecido.

Os astrônomos afirmam que essa região é tão grande que é difícil encaixá-la na nossa compreensão convencional sobre dimensões e espaço.

Ela é mais fria do que outras partes do universo e, apesar de não ser um vácuo ou totalmente vazia, parece ter cerca de 20% menos matéria do que as demais regiões.

O supervazio, localizado a 3 bilhões de anos-luz da Terra, "sugaria" energia da luz que viaja através dela, o que poderia explicar o intenso frio da região - atravessá-la levaria milhões de anos, mesmo à velocidade da luz.

Bibliografia:

Artigo: Detection of a supervoid aligned with the cold spot of the cosmic microwave background
Autores: István Szapudi, András Kovács, Benjamin R. Granett, Zsolt Frei, Joseph Silk, Will Burgett, Shaun Cole, Peter W. Draper, Daniel J. Farrow, Nicholas Kaiser, Eugene A. Magnier, Nigel Metcalfe, Jeffrey S. Morgan, Paul Price, John Tonry, Richard Wainscoat1
Revista: Monthly Notices of the Royal Astronomical Society
Vol.: 450 (1): 288-294
DOI: 10.1093/mnras/stv488
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Universo e Cosmologia
  • Corpos Celestes
  • Telescópios
  • Sondas Espaciais

Mais tópicos