Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Simulador gratuito otimiza funcionamento de etiquetas RFID

Hérika Dias - Agência USP - 27/02/2014

Simulador gratuito otimiza funcionamento de etiquetas RFID

[Imagem: Rafael Mota/Daniel Batista]

Pesquisadores do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP desenvolveram um simulador de etiquetas de identificação por radiofrequência ou RFID (Radio-Frequency IDentification).

O equipamento faz a simulação da leitura de todos os objetos ou pessoas presentes em um ambiente e de forma mais rápida e eficiente do que ocorre atualmente.

As etiquetas por radiofrequência são aplicadas em diversas áreas, como sistema de pedágio automático, pagamento de transporte público com cartão, troca de conteúdo entre celulares utilizando somente a aproximação, acompanhamento de atletas em corridas de rua e controle de estoques automatizados, entre outros.

Segundo o professor Daniel Macêdo Batista, as etiquetas RFID podem armazenar informações sobre embalagem, pessoa, animal, equipamento, etc.

Elas possuem chip (circuito eletrônico) e uma antena que permite responder ao sinal de rádio enviado por bases transmissoras, também chamadas de leitores.

A onda de rádio emitida pelo aparelho leitor gera na antena da etiqueta uma corrente elétrica que é usada para alimentar seu circuito integrado interno, que repassa à antena a informação que foi programado para transmitir, dispensando o uso de baterias.

Mas ainda há problemas para a maior disseminação da tecnologia.

"Hoje, o sistema de etiqueta de identificação por radiofrequência possui algumas limitações. Em ambientes maiores, há dificuldades para fazer a leitura de vários objetos ou pessoas ao mesmo tempo, principalmente se eles estiverem se movimentando em determinada velocidade. Além disso, quando o leitor não consegue ler os dados da etiqueta na primeira vez, ele continua tentando por tempo indeterminado, o que aumenta o consumo de energia do equipamento e diminui sua eficiência", explica o professor.

E foram justamente esses problemas que o professor Daniel, juntamente com Rafael Perazzo Barbosa Mota, conseguiram solucionar.

Simulador RFID

Rafael analisou os protocolos padrões para identificação das etiquetas por RFID adotados por empresas fabricantes e colocou tudo em um simulador computadorizado.

"Esses protocolos foram inseridos num software livre, o nsRFIDsim, para a simulação do funcionamento das etiquetas de identificação por RFID. Percebemos as ineficiências que existiam e, a partir daí, acrescentamos modificações que permitissem o aparelho leitor detectar os dados da etiqueta somente uma vez, tornando a operação do leitor mais rápida com maior quantidade de etiquetas", afirma Daniel.

O simulador para etiquetas de identificação RFID pode ser atualizado e mesmo receber novas propostas de implementação de outros pesquisadores e empresas, já que foi desenvolvido em software livre.

Ele foi disponibilizado no site do Centro de Competência em Software Livre do IME (http://ccsl.ime.usp.br/pt-br/rfid-module-ns-2-simulator), um centro que incentiva o desenvolvimento, a pesquisa e o uso do software livre dentro e fora da universidade.

O professor acredita que o simulador possa contribuir para a ampliação do uso da tecnologia RFID.

Em um supermercado, por exemplo, a velocidade e a forma de pagamento dos produtos poderiam ser totalmente melhoradas: "A loja coloca as etiquetas nas mercadorias e, ao sair do supermercado, os leitores fariam a identificação dos produtos comprados, gerando o total a ser pago em aproximadamente um segundo, diminuindo consideravelmente as filas nos estabelecimentos".

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Internet das Coisas
  • Simuladores
  • Antenas
  • Software Livre

Mais tópicos