Plantão

Satélites gêmeos vão continuar monitoramento da água na Terra

Com informações da Agência Brasil - 22/05/2018

Satélites gêmeos vão continuar monitoramento da água na Terra
Satélites Grace-Fo vão estudar o ciclo da água na Terra e aprimorar o voo em formação de satélites.
[Imagem: NASA/JPL-Caltech]

Água, gelo e terra

A NASA está pronta para enviar ao espaço dois satélites gêmeos para estudar o ciclo da água da Terra em uma escala sem precedentes.

A missão Grace-Fo (Climate Experiment Follow-On mission) deverá monitorar a velocidade do degelo nas calotas polares e medir o movimento da água em todo o globo terrestre, incluindo o nível dos oceanos. Instrumentos de medição gravitacional também permitirão estudar o movimento das porções secas da Terra durante terremotos.

O lançamento dos satélites será feito em um foguete Falcon 9 da empresa SpaceX, a partir da Base Aérea de Vandenberg, na Califórnia.

O projeto é uma colaboração com a agência espacial alemã (DLR) e, além das observações científicas, permitirá avançar a tecnologia de satélites e naves voando em formação.

Os satélites gêmeos Grace-Fo orbitarão a Terra a 220 quilômetros de distância um do outro. Os primeiros resultados da operação deverão estar disponíveis em seis meses.

O nome refere-se ao prosseguimento (follow-on) de uma missão iniciada em 2002, que permitiu determinar que tanto o Alasca como a Groenlândia perderam grandes quantidades de gelo nos 15 anos analisados. A Antártica, por sua vez, está ganhando gelo.