Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Mecânica

Roupa refrigerada tira calor do corpo sem gastar energia

Redação do Site Inovação Tecnológica - 14/11/2017

Roupa refrigerada tira calor do corpo sem gastar energia
As fibras retiram o calor do corpo.
[Imagem: American Chemical Society]

Roupas-condicionadas

A substituição dos enormes equipamentos de ar-condicionado por roupas refrigeradas pode trazer mais do que uma economia gigantesca - pode aumentar o conforto das pessoas.

É o que defendem Tingting Gao e seus colegas da Universidade de Maryland, nos EUA.

Segundo eles, se usarem roupas refrigeradas, as pessoas poderão desfrutar do conforto onde quer que estiverem, e não apenas dentro dos ambientes dotados de ar-condicionado.

Para tornar isso uma realidade, eles criaram um novo tipo de tecido cujas fibras são feitas com uma mistura de álcool polivinílico e um composto químico à base de nitreto de boro, um material que é um bom condutor de calor.

Testes feitos para simular o material sobre a pele humana mostraram que o compósito é de 1,5 a 2 vezes mais eficiente em retirar o calor do corpo do que o álcool polivinílico puro ou os tecidos de algodão, respectivamente.

Fabricar roupas com esses fios nanocompósitos poderia ajudar a manter os usuários confortáveis e reduzir a necessidade de esfriar edifícios inteiros, dizem os pesquisadores.

Bibliografia:

Artigo: Three-Dimensional Printed Thermal Regulation Textiles
Autores: Tingting Gao, Zhi Yang, Chaoji Chen, Yiju Li, Kun Fu, Jiaqi Dai, Emily M. Hitz, Hua Xie, Boyang Liu, Jianwei Song, Bao Yang, Liangbing Hu
Revista: ACS Nano
DOI: 10.1021/acsnano.7b06295
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Refrigeração
  • Tecidos
  • Compósitos
  • Fontes Alternativas de Energia

Mais tópicos