Redação do Site Inovação Tecnológica - 16/01/2008
Oceanos robotizados
O projeto Argo atingiu seus objetivos e agora já tem 3.000 robôs submarinos autônomos monitorando todos os oceanos da Terra.
"Concebido apenas sete anos atrás por um pequeno grupo de oceanógrafos, o Argo está se transformando em um dos maiores passos da ciência e um daqueles dos quais todos os países do mundo poderão se beneficiar," afirmou a Dra. Susan Wijffels, atual coordenadora do projeto.
Monitoramento dos oceanos
O programa de monitoramento robotizado dos oceanos já produziu frutos mesmo antes de estar completo. Foram os robôs submarinos que forneceram a maior parte dos dados que mostram onde os oceanos estão se aquecendo em razão da ação humana.
O projeto Argo agora fornece um fluxo constante de dados que está formulação de previsões climáticas para os oceanos. Com sede na Austrália, o projeto também já ajudou a prever a influência do clima no Oceano Índico sobre os ciclos de seca e inundação naquele país.
Robôs submarinos
Cada um dos 3.000 robôs submarinos pode operar de forma autônoma por até quatro anos e é capaz de mergulhar a mais de 1.500 metros de profundidade.
A cada dez dias ela vem automaticamente à superfície e transmite os dados coletados para um satélite. Em poucas horas as informações são inseridas no Sistema de Telecomunicações Global e livremente disponibilizadas na Internet.