Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

RFID: começará teste em larga escala de etiquetas inteligentes no Brasil

Redação do Site Inovação Tecnológica - 08/09/2009

RFID: começará teste em larga escala de etiquetas inteligentes no Brasil
As etiquetas inteligentes possuem um minúsculo chip que funciona com a energia captada por sua antena plana.
[Imagem: 3M]

O Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), o Ministério da Fazenda e as Secretarias de Fazenda estaduais assinaram um acordo de cooperação para a criação do Sistema de Identificação, Rastreamento e Autenticação de Mercadorias, o Brasil-ID.

O sistema é baseado na tecnologia de identificação por radiofrequência (RFID), as chamadas etiquetas inteligentes, que podem ser utilizadas para identificar produtos por meio de tecnologias de transmissão de dados sem fios.

Brasil-ID

Além de estabelecer um padrão único para a implementação da identificação por radiofrequência, o chamado Brasil-ID, a ser utilizado em qualquer tipo de produto em circulação pelo país, o acordo prevê a estruturação de serviços de rastreamento e verificação de autenticidade de mercadorias em todo o território nacional.

À semelhança da Nota Fiscal Eletrônica, o sistema de identificação de produtos com etiquetas inteligentes tem por objetivo promover a segurança e a otimização do comércio e circulação de mercadorias no país através de uma tecnologia confiável e padronizada, que estará disponível ao contribuinte que livremente desejar adotá-la.

Além de uma fiscalização de trânsito de mercadorias muito mais ágil, o que diminuirá o custo Brasil, o contribuinte poderá utilizar a tecnologia para seu próprio benefício logístico, para a garantia da autenticidade de seus produtos e de proteção contra a circulação de bens roubados ou furtados.

Chip RFID brasileiro

Através do apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia, o chip RFID que poderá ser incorporado de forma indelével nos materiais constituintes dos produtos manufaturados no Brasil, em cartões, em embalagens e em papel. O chip e vários dos subsistemas associados estão em testes no Centro de Pesquisas Avançadas Wernher von Braun.

O chip RFID brasileiro também poderá ser utilizado para a identificação, rastreamento e transporte de documentos fiscais. Um protocolo-padrão foi especialmente desenhado para esta aplicação e, por ser baseado em normas internacionais, possibilitará o uso universal da tecnologia - no Brasil e no mundo.

Vários subsistemas necessários à operacionalização do rastreamento por etiquetas RFID estão sendo desenvolvidos pelo Centro Von Braun, que coordenará, no âmbito deste projeto, a participação de universidades, centros de pesquisa e empresas brasileiras para a promoção do setor de tecnologia e inovação brasileiros.

Testes das etiquetas RFID

Não há projeto com magnitude semelhante hoje em todo o mundo, sendo o Brasil pioneiro no desenvolvimento e implementação deste tipo de tecnologia nessa escala.

A implementação do projeto inicia imediatamente através de uma fase piloto: em alguns Estados selecionados para esta fase inicial, as empresas estão se organizando com as Secretarias de Fazenda para experimentarem a tecnologia dentro de um exercício real que cobre toda a cadeia de manufatura, de distribuição e venda de produtos.

O Sistema prevê a instalação de uma infraestrutura de dados com gestão nacional de leitura e gravação RFID. Antenas instaladas nas principais vias e modais de circulação de mercadorias criarão dificuldades à fraude, roubo e furto de mercadorias de todos os tipos, além de fornecer importantes dados logísticos para a indústria e toda a cadeia de distribuição, até o consumidor final.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Internet das Coisas
  • Transmissão de Dados
  • Software e Programação
  • Inovação nas Empresas

Mais tópicos