Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Materiais Avançados

Revestimento protege astronautas e faz box de banheiro virar espelho

Redação do Site Inovação Tecnológica - 05/07/2017

Revestimento protege astronautas e faz box de banheiro virar espelho
O material é uma metassuperfície formada por nanopartículas dispersas para formar um revestimento.
[Imagem: Stuart Hay/ANU]

Material antirradiação

Um material extremamente fino, com poucos nanômetros de espessura, consegue refletir ou deixar passar a luz conforme a necessidade, abrindo caminho para uma série de tecnologias, que vão da proteção dos astronautas no espaço a vidros transparentes que se tornam espelhos ao toque de um botão.

O material pode ser ajustado para trabalhar com diversos comprimentos de onda da luz, incluindo a radiação UV ou o infravermelho (calor).

Outra grande vantagem é que o nanomaterial pode ser aplicado como um revestimento a virtualmente qualquer material, da superfície metálica das naves à roupa dos astronautas.

"Nossa invenção tem uma porção de aplicações potenciais, tais como proteger os astronautas ou os satélites com um filme ultrafino que pode ser ajustado para refletir radiações ultravioleta ou infravermelha perigosas em diferentes ambientes," disse o professor Mohsen Rahmani, da Universidade Nacional da Austrália.

Segundo Rahmani, a capacidade de proteção antirradiação do nanomaterial é superior à dos materiais muito mais grossos usados hoje.

Espelho e controle de temperatura

O material pode ser produzido para diversos espectros de luz, incluindo a luz visível, o que abre uma série de possibilidades de inovação, incluindo aplicações arquitetônicas e de economia de energia.

"Por exemplo, você pode ter uma janela que pode se transformar em um espelho em um banheiro sob demanda, ou controlar a quantidade de luz que passa pelas janelas da sua casa em diferentes estações," disse o pesquisador Andrey Miroshnichenko.

Há também a possibilidade de usos ativos.

"De forma muito similar ao seu carro, que tem uma série de fios resistivos paralelos no vidro traseiro para eliminar o embaçamento, um arranjo semelhante poderia ser usado com nossa invenção para confinar o controle de temperatura a uma localização precisa," disse Lei Xu, coautor do trabalho.

Bibliografia:

Artigo: Reversible Thermal Tuning of All-Dielectric Metasurfaces
Autores: Mohsen Rahmani, Lei Xu, Andrey E. Miroshnichenko, Andrei Komar, Rocio Camacho Morales, Haitao Chen, Yair Zárate, Sergey Kruk, Guoquan Zhang, Dragomir N. Neshev, Yuri S. Kivshar
Revista: Advanced Functional Materials
DOI: 10.1002/adfm.201700580
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Radiação Eletromagnética
  • Metamateriais
  • Exploração Espacial
  • Energia Solar

Mais tópicos