Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Mecânica

Eletricidade à distância para carros elétricos atinge 20 kW

Redação do Site Inovação Tecnológica - 20/04/2016

Recarregamento à distância para veículos elétricos chega a 20 KW
A tecnologia de recarregamento à distância - sem plugue - já está equipando um veículo de testes.
[Imagem: ORNL]

20 kW à distância

Engenheiros do Laboratório Nacional Oak Ridge, nos EUA, apresentaram um sistema de recarregamento sem fios para veículos elétricos que representa um salto qualitativo em relação a tudo o que havia sido demonstrado antes.

Além de alcançar uma eficiência de 90% e ser três vezes mais rápido que qualquer sistema anterior de recarregamento de baterias à distância, o conjunto alcança uma capacidade de 20 quilowatts.

"Nós fizemos um tremendo progresso em relação aos experimentos de prova de conceito em laboratório de alguns poucos anos atrás. Nós agora temos uma tecnologia que está muito próxima de estar pronta para o mercado," disse Madhu Chinthavali, coordenador do projeto.

O equipamento é resultado de um esforço conjunto de pesquisadores do ORNL e da Universidade Clemson, além de engenheiros das empresas Toyota, Cisco e Evatran.

Eletricidade sem fios

O sistema inclui inversor, transformador de isolamento, eletrônica a ser embarcada no veículo e tecnologias de acoplamento - as bobinas encarregadas da transmissão da eletricidade à distância.

Um protótipo de 10 quilowatts/hora já está equipando um veículo de testes. Enquanto isso, a equipe se prepara para construir uma nova versão com 50 quilowatts.

"A transferência de eletricidade sem fios é uma mudança de paradigma no recarregamento de veículos elétricos, que oferece ao consumidor uma opção autônoma e mais segura, eficiente e conveniente do que o recarregamento plugado. A tecnologia demonstrada hoje é um trampolim para rodovias eletrificadas, onde os veículos poderiam se recarregar em movimento," disse David Smith, membro da equipe, apontando os projetos futuros da equipe.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Veículos Híbridos e Elétricos
  • Tecnologia Automotiva
  • Geração de Energia
  • Fontes Alternativas de Energia

Mais tópicos