Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Mecânica

Propulsão Devoradora de Ondas supera hélices para impulsionar navios

Redação do Site Inovação Tecnológica - 30/11/2023

Propulsão Devoradora de Ondas supera hélices na propulsão de navios
Grandes navios poderão usar sistemas retráteis, para serem usados quando a propulsão devoradora de ondas for mais interessante.
[Imagem: Jingru Xing et al. - 10.1016/j.rser.2023.113589]

Propulsão Devoradora de Ondas

Uma nova forma de propulsão promete substituir as hélices dos navios e barcos e impulsionar as embarcações com muito menor emissões de gases com efeito de estufa.

Jingru Xing e Liang Yang, da Universidade de Cranfield, no Reino Unido, batizaram o sistema inovador de "propulsão devoradora de ondas" (PDO, ou WDP: Wave Devouring Propulsion).

Inspirando-se no impulso gerado pelas barbatanas das baleias, o mecanismo usa a energia das ondas geradas por uma barbatana artificial para propulsão. Para obter maior impulso a partir das ondas, a dupla projetou folhas oscilantes submersas de uma forma inovadora.

Primeiro os engenheiros estudaram a estrutura e o movimento da barbatana caudal da baleia, para desvendar como o animal se impulsiona utilizando a energia das ondas que sua cauda gera. Então, através de simulações e experimentos, eles desenvolveram e integraram uma versão simplificada da ação da barbatana caudal da baleia no sistema de propulsão de um navio.

A tecnologia oferece uma série de benefícios, tornando-a uma solução atraente para a indústria naval. Por exemplo, ela não apenas simplifica o mecanismo de acionamento e reduz os custos de combustível, como também melhora significativamente a propulsão das embarcações, superando o impulso gerado pelas hélices tradicionais.

Propulsão Devoradora de Ondas supera hélices na propulsão de navios
Duas versões projetadas para pequenas embarcações.
[Imagem: Jingru Xing et al. - 10.1016/j.rser.2023.113589]

Segundo os pesquisadores, a tecnologia está pronta para ser adotada em embarcações pequenas e não tripuladas, e pode ser perfeitamente integrada em sistemas de propulsão híbridos, incluindo aqueles movidos a eletricidade, hidrogênio ou mesmo os tradicionais combustíveis fósseis.

Propulsão Devoradora de Ondas supera hélices na propulsão de navios
Dinâmica da propulsão devoradora de ondas.
[Imagem: Jingru Xing et al. - 10.1016/j.rser.2023.113589]

"A Propulsão Devoradora de Ondas pode funcionar como uma força transformadora na sustentabilidade marítima. Nossa pesquisa é pioneira em uma nova abordagem para impulsionar navios usando a energia ilimitada das ondas.

"Nós não estamos apenas reduzindo as emissões; estamos navegando em direção a um futuro onde as metas de redução de carbono serão cumpridas e a indústria naval se alinhará com as metas de desenvolvimento sustentável," disse Yang.

Bibliografia:

Artigo: Wave devouring propulsion: An overview of flapping foil propulsion technology
Autores: Jingru Xing, Liang Yang
Revista: Renewable and Sustainable Energy Reviews
Vol.: 184, 113589
DOI: 10.1016/j.rser.2023.113589
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Exploração Marítima
  • Veículos
  • Motores
  • Veículos Híbridos e Elétricos

Mais tópicos