Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Materiais Avançados

Indústria de borrachas e plásticos pode se tornar sustentável

Redação do Site Inovação Tecnológica - 20/06/2017

Processo químico produz borracha e plástico de biomassa
A nova "química empolgante" desenvolvida pela equipe consiste em um processo de três etapas que começa a partir de açúcares derivados da biomassa.
[Imagem: UDel]

Renováveis

A borracha sintética e os plásticos - usados na fabricação de pneus, brinquedos e uma infinidade de outros produtos - são produzidos a partir do butadieno, uma molécula tradicionalmente produzida a partir do petróleo ou do gás natural.

Mas esses materiais logo poderão ficar muito mais verdes.

Uma equipe das universidades de Delaware, Minnesota e Massachusetts, nos EUA, inventou um processo para produzir butadieno a partir de fontes renováveis - como a madeira de árvores, folhas de gramíneas ou mesmo de milho.

"Nossa equipe combinou um catalisador que descobrimos recentemente com uma química nova e empolgante para descobrir o primeiro método de alto rendimento e baixo custo para fabricação de butadieno. Esta pesquisa poderá transformar as bilionárias indústrias de plásticos e borracha," disse o professor Dionisios Vlachos.

Butadieno verde

A nova "química empolgante" desenvolvida pela equipe consiste em um processo de três etapas, que começa a partir de açúcares derivados da biomassa. Inicialmente, os açúcares são convertidos em um composto em forma de anel chamado furfural. No segundo passo, o furfural é processado para outro composto em anel chamado tetrahidrofurano (THF).

Foi na terceira etapa que a equipe realmente inovou. Usando um novo catalisador chamado "zeólita de fósforo e sílica", o THF é convertido para butadieno com alto rendimento (superior a 95%).

O butadieno é o principal componente químico em uma ampla gama de materiais. Quando esta molécula de quatro carbonos sofre uma reação química para formar cadeias longas, chamadas polímeros, forma-se a borracha de estireno-butadieno (SBR: styrene-butadiene rubber), que é usada para fazer pneus. Quando misturada para formar a borracha de butadieno nitrílico (NBR: nitrile butadiene rubber), ela se torna o componente principal de mangueiras e luvas de borracha, por exemplo.

A equipe batizou a nova reação seletiva de "desidra-deciclização", para representar sua capacidade de, simultaneamente, remover a água e abrir os compostos em formato de anel do THF.

Bibliografia:

Artigo: Biomass-Derived Butadiene by Dehydra-Decyclization of Tetrahydrofuran
Autores: Omar A. Abdelrahman, Dae Sung Park, Katherine P. Vinter, Charles S. Spanjers, Limin Ren, Hong Je Cho, Dionisios G. Vlachos, Wei Fan, Michael Tsapatsis, Paul J. Dauenhauer
Revista: Sustainable Chemistry & Engineering
Vol.: 5 (5), pp 3732-3736
DOI: 10.1021/acssuschemeng.7b00745
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Indústria Química
  • Polímeros
  • Processos Industriais
  • Biocombustíveis

Mais tópicos